Header Ads

Notícias de Última Hora

Soluções tecnológicas desenvolvidas pela Prodam promovem eficiência na gestão pública e comodidade à população




Com a missão de promover soluções em tecnologia da informação e em comunicação, com foco na Inovação, a Processamento de Dados do Governo do Amazonas – Prodam desenvolveu, neste ano, sistemas que otimizaram a prestação dos serviços à sociedade em áreas como habitação (Suhab), educação (Seduc) e trânsito (Detran). Outros projetos, em fase de conclusão, vão ampliar o atendimento à população do interior do Estado.

Na educação, aponta o Relatório de Gestão 2018 da Prodam, a Instituição reformulou o Portal Educacional da Secretaria de Educação, com novidades que beneficiam pais e alunos. “Uma delas é o acesso dos alunos à plataforma via conta institucional Google, a partir do número do CPF. A frequência escolar e aulas são algumas das informações disponibilizadas”, destaca o Relatório.

Pelo Portal Educacional, também podem ser consultados boletins, histórico escolar dos alunos e os horários de aulas. Para famílias com mais de um filho, cada um pode ser cadastrado no Portal em um único login (acesso). Outra vantagem desse investimento feito no governo Amazonino Mendes é que as informações cadastrais dos alunos também podem ser atualizadas sem sair de casa.

Fim das filas

Vale lembrar que 2018 foi o segundo ano de efetivo uso do aplicativo Matrículas Amazonas. Por intermédio do App, alunos e responsáveis reservam vagas e não precisam enfrentar filas nas portas das escolas. Com o aplicativo, houve uma redução de 40% no atendimento presencial. Outra parte das reservas é feita por site.

Para o Detran, a Prodam desenvolveu o novo site e Portal de Serviços do órgão de trânsito estadual. Em maio desse ano, a população ganhou o Detran Digital. Um dos destaques do atual Portal é o Cadastro Único do Cidadão. Por intermédio dele, o motorista encontra em um só lugar dados pessoais e as informações relacionadas a veículos e infrações de trânsito.

Na área da habitação, o Sistema de Gestão Sócio-habitacional (SGSH) aperfeiçoou a gestão das informações do Estado sobre a política habitacional, com maior transparência, celeridade, mais eficiência. Além do mais, o Sistema previne falhas, por exemplo, na concessão de moradias e indenizações.

Sistema prisional

Em fase de conclusão, o Sistema de Informações Penitenciárias (Sipea) permitirá que a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) tenha um maior controle e melhor armazenamento dos dados relacionados aos detentos. O Sistema reunirá cadastro biométrico, dados médicos, informações sobre visitas, reintegração social, entre outros.


*FOTOS: DIVULGAÇÃO/SECOM*

Nenhum comentário