Header Ads

Notícias de Última Hora

Cooperativas agropecuárias pedem apoio para solucionar entraves junto ao Governo

A Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil – Secção Amazonas (OCB/AM), se reuniu na última sexta-feira (24), com representantes de cooperativas do ramo agropecuário, que solicitaram apoio do deputado estadual Adjuto Afonso (PDT) para solucionar entraves do setor. A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) enviou representante para o evento.

O parlamentar, que preside a Frencoop, falou da importância do Cooperativismo para a economia local e colocou a Frente Parlamentar à disposição para buscar soluções para as demandas junto aos órgãos estaduais. “O Cooperativismo cresceu no Amazonas nos últimos anos. A gente precisa dar esse apoio e a Frente foi criada justamente para isso, para intermediar esses cooperados com o consumidor que, hoje, o maior é o Governo do Estado, que compra a merenda escolar, mobiliário escolar de vários municípios. Precisamos estar muito afinados com esse setor tão importante para a economia do Estado, assim como mostrar para o governo a importância dessas pessoas, da geração de emprego que o setor promove”, disse o deputado Adjuto Afonso.

O presidente da OCB/AM, Merched Chaar, destacou que uma das pautas foi a merenda escolar, especificamente sobre os recursos direcionados para estimular a agricultura familiar, incentivar o agricultor, além da necessidade do setor de que a lei seja cumprida.

“A lei determina que 30% de tudo aquilo que se consome em empresas públicas- seja estadual, federal ou municipal- seja adquirido de agricultores familiares. As cooperativas que produzem esses alimentos procuram a Frente Parlamentar, que é o nosso tanque de guerra, nosso escudo maior, e nós estamos aqui para dizer ao nosso presidente, Adjuto Afonso, quais os passos e soluções para alguns problemas que estamos tendo. Isso fica a cargo do que nós temos de mais precioso, que é a Frencoop, e uma bancada de 16 deputados estaduais que acompanham. Temos aqui 80% das cooperativas do ramo agropecuário”, disse o presidente.

Dentre os presidentes e representantes de cooperativas, estiveram presentes: Francisco Arruda, da Centralcoop; Sebastião da Silva Oliveira, da Ascope; Robson Almeida, representando a Açai da Amazônia Bebidas Ltda; Ozeias Martins, da CPU Uatumã; Eliana Medeiro, da Coomapem; Verônica Mesquita, da Cooperjuta; Manoel Maia, da Cooplam; Maiza da Silva, da Coapmar; Marcos Paulo, da Jutaí Coop; Gerleande Lucas, da Coopanore; e, Francisco Roberto, da Coopram.

O presidente da Frencoop, deputado Adjuto Afonso, sugeriu ao coordenador do Núcleo de Apoio a Programas da Economia Regional da Seduc, Carlos Dias, que assuma o papel de aquisição da produção agricultura familiar e resolva a burocracia da contratação, e que a Agencia de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) continue operando a logística das compras, assim como continue administrando as feiras.

Foto: Ney Xavier

Nenhum comentário