Header Ads

Notícias de Última Hora

Aleam encaminhará a governos resultados da Semana de Políticas sobre Drogas

Os resultados da Semana de Políticas sobre Drogas serão encaminhados pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aos governos estadual e federal, bem como às prefeituras amazonenses, Câmara dos Deputados e Senado Federal. Foi o que informou nesta quinta-feira (27), durante o encerramento do evento, o deputado Dr. Gomes (PSC), vice-presidente da Comissão de Políticas sobre Drogas do Parlamento.

Segundo o parlamentar, os documentos a serem remetidos às três esferas de poder governamental visam sensibilizar os entes no sentido de voltarem o olhar para as políticas públicas de combate às drogas. “Ou seja, colocando mais verbas, difundindo mais informações pedagógicas e promovendo mais debates, para que a sociedade possa ter uma juventude mais saudável num futuro próximo”, afirmou Dr. Gomes.

Na avaliação do deputado, que é médico, a droga é como que um câncer corroendo os princípios da família. “O consumo de drogas, principalmente no meio da juventude, é o maior desagregador familiar de todos os tempos”, observou o deputado social cristão. De acordo com Gomes, as drogas têm avançado e o combate não tem sido eficaz. “Então, temos a responsabilidade, todos nós, de desenvolvermos políticas públicas voltadas para o combate às drogas”, ressaltou o deputado.

A Semana de Políticas sobre Drogas, promovida pela Aleam, teve início na segunda-feira (24) e envolveu autoridades de entidades governamentais, não governamentais e alunos da rede pública de ensino médio e fundamental. Cerca de 250 pessoas estiveram presentes nos quatro dias de atividades, conforme informou o coordenador da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas, Ericon Modesto Corrêa Júnior. Os que fizeram os cursos “As drogas e o cérebro” e “Conceitos básicos do tratamento – memória da adicção”, que constavam da programação, receberam certificados de participação.

Em sua intervenção, no último dia do evento, a diretora do Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz, Fábia Ileana, destacou que hoje se tem constatado um aumento muito grande no consumo de crack. Ela explicou que por ser uma substância que o organismo absorve mais rápido, é também mais rápida a dependência. Fábia também enalteceu a importância de a Assembleia ter realizado a Semana. “As drogas são uma questão de saúde pública e essa Semana sinaliza que a gente precisa tratar desse problema com um olhar multiprofissional”, salientou Ileana.

Além de Fábia Ileana, também ministraram palestras na conclusão dos trabalhos, Rosana Celestino de Oliveira Gomes, do Programa de Qualidade de Vida Amor Exigente, e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PRB).

Para a estudante de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Karla Adrienne Pinto da Silva, a Semana de Políticas sobre Drogas foi muito enriquecedora para a sua formação acadêmica. “Eu gostei muito dos palestrantes porque eles mostraram uma opinião diferente da que eu vejo na faculdade, principalmente quando enfocaram a dualidade entre a intervenção através da internação e da redução de danos, destacando que as duas coisas devem trabalhar em conjunto”, frisou a universitária.
Texto: Edvanildo Lobo/Aleam
Foto: Edmar Perrone/Aleam

Nenhum comentário