Header Ads

Notícias de Última Hora

Fetagri-AM lançam a Marcha das Margaridas em Manaus

A Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Amazonas (Fetagri/Am) faz, nesta quarta-feira, o lançamento da Marcha das Margaridas da Região Norte, que será realizada na Praça Matriz, no dia 13 de junho, a partir das 15 horas.
O evento é preparatório para a Marcha das Margaridas Nacional, nos dias 13 e 14 de agosto em Brasília. Este ano, a Marcha tem como lema ”Margaridas na luta por um Brasil com Soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre da violência"
Sobre a Marcha das Margaridas

A Marcha das Margaridas é uma ampla ação estratégica das mulheres do campo, da floresta e das águas, para conquistar visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena.
Resultado de um amplo processo de mobilização, a Marcha surgiu no ano 2000, apresentando um forte caráter de denúncia ao projeto neoliberal. Naquele ano, com o lema “2000 razões para marchar contra a fome, a pobreza e a violência sexista”, 20 mil mulheres trabalhadoras rurais, provenientes de várias regiões do País, ocuparam as ruas de Brasília.
Desde então, a Marcha foi se instituindo como um processo de mobilização próprio, construído de maneira permanente nas comunidades, municípios e estados, que vai se espalhando e crescendo até chegar às ruas da capital do país. A ação nacional passou a acontecer a cada quatro anos, sendo assim, realizadas no ano de 2003, de 2007, 2011, e em 2015, envolvendo cerca de 40, 50, 100 e 70 mil mulheres, respectivamente, se colocando para o Brasil e o mundo, como maior e mais efetiva ação de luta das mulheres do campo, da floresta e das águas, contra as formas de violência, exploração e dominação e em favor de igualdade, autonomia e liberdade para as mulheres.

Nenhum comentário