Header Ads

Notícias de Última Hora

“Ronda Rural Escolar” reforça segurança em unidades de ensino da rodovia BR-174


Com o objetivo de se aproximar da comunidade rural e fornecer mais segurança a todo corpo educacional, a 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) da Polícia Militar desenvolve o programa “Ronda Rural Escolar” em 15 escolas localizadas entre o Km 1 e Km 65 da rodovia BR-174, que liga Manaus a Boa Vista (RR). A iniciativa atende a escolas municipais nos turnos matutino e vespertino, e conta com equipe policial exclusiva para o patrulhamento dentro e fora das escolas, além do atendimento a ocorrências.

De acordo com o major Eduardo Esteves, comandante da 20ª Cicom, a ronda rural permite realizar um trabalho preventivo e ostensivo. Além disso, os policiais contribuem, ainda, com palestras dentro das salas de aula, em parceria com o Programa Educacional de Resistência a Drogas (Proerd).

“Nosso objetivo é fazer um trabalho de prevenção à criminalidade na área escolar, tendo contato direto com os alunos, professores, evitando que delitos sejam cometidos nas proximidades ou contra esse grupo. Realizamos a parte ostensiva, que é prendendo meliantes que praticam crimes na área rural, levando assim mais segurança para que as crianças e adolescentes possam estudar tranquilamente”, afirmou.


O Ronda Rural Escolar é desenvolvido por policiais que já conhecem os ramais, escolas e os diretores das unidades de ensino. Em caso de ocorrências, eles entram em contato com a polícia, pedindo ação imediata dentro da escola ou na frente do colégio. “A área da 20ª Cicom é a maior em extensão territorial, então temos todas as escolas mapeadas. Desenvolvemos um trabalho de polícia comunitária, em que fazemos visitas diariamente, conversamos com os alunos, conhecendo as necessidades”, disse.

“O Ronda Escolar já conseguiu reduzir drasticamente o número de ocorrências nas salas de aula e até mesmo fora da escola, uma vez que antes do projeto, havia relatos de brigas entre estudantes, além de casos de furtos dentro das escolas”, informou o cabo Frandolfo Oliveira, responsável pela realização do projeto.

Para a diretora da Escola Municipal Solange Nascimento, Marlondia Miranda, a presença constante dos policiais deu maior sensação de segurança porque ajudou a reduzir as ocorrências de brigas e furtos que ocorriam nas salas de aula.

“Antes, a gente tinha essa dificuldade de estar em comunicação, solicitando que enviassem alguma viatura por conta de algumas ocorrências dentro da escola. Depois que foi implantado o Ronda Rural, temos mais facilidade. A gente liga direto, e eles vêm automaticamente, entram na escola e fazem todo um trabalho de revista”, salientou.


Fotos: Thiago Ribeiro / SSP-AM

Nenhum comentário