Em pronunciamento, Bolsonaro anuncia GLO ambiental e tolerância zero com queimadas
Em pronunciamento na noite desta sexta-feira (23) em cadeia de rádio e televisão, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou medidas para combater as queimadas que atingem os estados da Amazônia Legal. "Será uma verdade GLO Ambiental. Temos tolerância zero com a criminalidade e assim o será também com a questão ambiental", afirmou o presidente.
Foi oferecida ajuda aos estados que sofrem com as queimadas e os que aceitarem a ajuda receberão apoio através de equipamentos e recursos humanos, podendo fazer operações para coibir e punir quem praticar queimadas criminosas. "O governo está determinado a agir com todos os órgãos e com todas as agências que tratam da questão para combater as queimadas".
Ainda nesta tarde, Bolsonaro assinou o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) autorizando o uso das Forças armadas em áreas de fronteira, terras indígenas, reservas de conservação ambiental e outras áreas da Amazônia Legal. O decreto tem validade de um mês e conta a partir deste sábado (24).
O presidente criticou o posicionamento de dirigentes de alguns países e salientou que recebeu apoio de outros, justificando que as queimadas acontecem sempre no período de seca na região amazônica e que varia de acordo com a intensidade do calor e dos ventos.
Hoje a Finlândia chegou a propor boicote à carne brasileira ao parlamento europeu, o que iria afetar em cheio as exportações brasileiras. Bolsonaro afirmou que o país está tomando as medidas cabíveis e não seria o caso de levantarem sanções aos produtos brasileiros e afetar a economia.
Em posicionamentos anteriores, Bolsonaro chegou a acusar organizações governamentais de provocar incêndios e governadores de estimularem as queimadas, sem citar nomes e sem apresentar provas.
Assista o vídeo:
Nenhum comentário