Header Ads

Notícias de Última Hora

Governo do estado desencadeia Operação Combate às Queimadas


Os fortes focos de calor e queimadas na região sul e sudeste do Amazonas obrigou o governo estadual a desencadear a Operação Combate às Queimadas. Uma equipe composta por 18 policiais estão atuando em Apuí no sentido de periciar áreas que foram identificadas via satélite como sendo de desmate. Pelo menos dois proprietários foram identificados e não tiveram os nomes divulgados pelo delegado.

Duas propriedades rurais distantes 55 e 59 quilômetros, respectivamente, da sede do município foram periciadas e os dados destas perícias serão anexadas ao inquérito que foi aberto para apurar responsabilidades. Nestas áreas foram identificadas assoreamento dos igarapés, desmate e uso de fogo na pastagem. "Não é possível dimensionar visualmente o tamanho da área derruba e queimada nestas duas áreas periciadas" afirmou o delegado Francisco Rocha. São 18 policiais militares e civis além do Instituto de Criminalistica destacados para periciar pelo menos uma dezena de propriedades. Nas proximidades das areas periciadas foram encontrados acampamentos feitos de lona aonde supostamente trabalhadores ficavam enquanto devastavam a floresta e colocavam fogo nas passagens e derrubadas.

A reportagem da Rádio Cidade e Portal Juma tiveram acesso ao relatório do delegado Francisco Rocha que da apoio logístico à operação. Na conclusão do relatório o delegado afirma "em face de tudo observado e registrado na presente diligências, determinadas as circunstâncias, faço juízo de adequação que emergem dos autos fortes indícios de prática de degradação ambiental por meio de queimadas criminosas de pastagens". O relatório foi encaminhado para o Delegado Geral e Secretaria de Segurança do Amazonas.


Segundo fontes do Portal Juma e Rádio Cidade de Apuí o governador Wilson Lima pediu apoio do Exército Brasileiro para dar apoio logístico na operação que não tem data definida para ser encerrada. Ao todo a equipe designada para esta operação deverá rodar mais de 2 mil quilômetros de estradas vicinais para apurar responsabilidades. Apuí é destaque na imprensa mundial como a cidade com o maior volume de focos de calor para o período.

Fonte: Vanderlei Alves/Apuí On Line
Fotos: Polícia Civil e Militar de Apuí

Nenhum comentário