Header Ads

Notícias de Última Hora

Joaquim Corado, Prefeitura de Amaturá, inaugura hospital que estava há 30 anos esperando por reforma e entrega ginásio poliesportivo


A população do município de Amaturá conta a partir deste sábado (21/09) de um novo hospital, com mais conforto para pacientes e servidores, além de um ginásio poliesportivo inaugurado pelo prefeito Joaquim Corado, anexo à Escola Municipal Vitória Simão, o primeiro ginásio construído por uma administração municipal nestes 38 anos de existência do Município de Amaturá.

A entrega de obras de readequação e manutenção do Hospital Frei Roberto San Severino ocorreu por volta das 10 horas. O prefeito Joaquim Corado acompanhado do vice-prefeito Cacique Arnaldo, da secretária municipal de Saúde percorreu as dependências, mostrando para o público que lotou os corredores, as mudanças introduzidas na unidade hospitalar.


Uma delas foi a criação de uma enfermaria destinada aos indígenas. Nela, além da cama, há também ganchos para redes conforme determina a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), preservando assim a cultura indígena.

Outro aspecto destacado pelo prefeito foi a lavanderia. Antes as roupas e lençóis eram lavados em lavadoras domésticas e secadas em varal. Com a readequação, a Prefeitura comprou máquina de lavar e secadora hospitalar. “Agora não há mais risco de contaminação”, observou enquanto inspecionava os equipamentos.


No refeitório que recebeu ampliação, Corado destacou o trabalho desenvolvido na área da saúde nestes três anos. O resultado está nos índices epidemiológicos, que segundo o Prefeito se deve ao empenho e dedicação dos servidores.

Após a entrega do novo hospital, foi a vez da inauguração do Ginásio Poliesportivo Tereza Aires da Cruz Silva, anexo a Escola Municipal Vitória Simão. É o primeiro ginásio municipal construído em 38 anos da emancipação de Amaturá. Até então as três escolas municipais, Vitória Simão, Eudócia Andrade e Silvio Pinto não dispunham de um ginásio para a pratica recreativa e esportiva na sede municipal.


Acompanhado do vice-prefeito, Cacique Arnaldo e secretários municipais, Corado cortou a fita simbólica e o descerramento da placa junto com os vereadores e a secretária Helen Aquino.


Em sua fala, Joaquim Corado destacou o esforço em sua administração em melhorar a estrutura da rede municipal de ensino com a construção de quatro escolas municipais com recursos próprios e a conclusão das escolas conveniadas com o FNDE em 2014, dois anos antes de ser eleito Prefeito.


Uma das metas estabelecidas pelo Prefeito é entregar ao final de seu mandato 15 novas escolas, inclusive uma com 12 salas na sede do município.


Fotos: Christian Nogueira

Nenhum comentário