Header Ads

Notícias de Última Hora

Deputado João Luiz promove campanha de incentivo à doação de sangue


Na primeira ação de 2020, o deputado estadual João Luiz (Republicanos) promoveu, na manhã desta terça-feira (21), uma campanha de incentivo à doação de sangue. Intitulada “Amigos do João Luiz”, a atividade contou com a adesão de mais de 40 pessoas, que contribuíram para aumentar o estoque de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

Passadas as festas de final de ano e às vésperas do Carnaval, o estoque de sangue do Hemoam encontra-se em estado crítico, fato que motivou a ação realizada pelo parlamentar. “Ao tomarmos ciência do estoque reduzido de sangue, colocamos a proposta aos nossos colaboradores, que aderiram à iniciativa e também trouxeram convidados para doar sangue. É importante incentivar, cada vez mais, as pessoas a doarem sangue e ressaltar que cada bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas”, ressaltou João Luiz, ao agradecer os colaboradores pelo ato.

O parlamentar, que é doador de carteirinha, afirmou que a campanha será realizada ao longo do ano e intensificada às vésperas de feriados prolongados e festas populares como o Carnaval e o Festival Folclórico de Parintins. “Além de ser um gesto de amor, é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Por isso, conclamo toda a sociedade para venha ao Hemoam e doe sangue”, completou.

A servidora pública Lucy Barbosa participou da campanha e destacou a importância do ato. “É importante que cada cidadão faça a sua parte, independentemente de parentesco entre o doador e quem receberá a doação. Parabéns ao deputado João Luiz pela iniciativa e que ela sirva de exemplo para toda a sociedade amazonense, que deve se conscientizar sobre a importância de doar sangue”, disse. Por dia, uma média de 200 pessoas passa pelo Hemoam.

De acordo com o Hemoam, o estoque de todos os tipos sanguíneos é crítico, principalmente os negativos. Um exemplo é o O negativo, que está 50% abaixo do necessário. Esse tipo é considerado doador universal e pode ser transfundido para qualquer paciente no caso da falta de outra tipagem.

Os interessados em doar sangue podem se dirigir à sede do Hemoam, na avenida Constantino Nery, de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h, ou no Posto Avançado de Coleta, na Maternidade Ana Braga, na alameda Cosme Ferreira nº 3958, bairro Aleixo, de segunda a sexta-fera, das 8h30 às 13h.

Quem pode doar

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. 


Fonte: Jeane Glay/Aleam
Fotos: Mauro Smith/Aleam

Nenhum comentário