Header Ads

Notícias de Última Hora

Unidades de urgência e emergência da rede estadual de Saúde têm virada de ano tranquila


O planejamento da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) para garantir o funcionamento das 26 unidades de urgência e emergência da capital proporcionou um Réveillon tranquilo em relação ao atendimento à população.

“Todas as unidades atenderam dentro da normalidade para o período. Nós tivemos uma virada de ano tranquila nas unidades de urgência e emergência do estado”, afirmou a gerente de urgência e emergência da Susam, Neylane Macêdo.

Cerca de mil profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, foram escalados para o plantão nesta terça (31/12) e quarta-feira (1º/01), conforme a Susam.

No Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, foram realizados 589 atendimentos de urgência e emergência, dentre eles 27 de quedas, 23 de  acidentes de trânsito e 21 de mal-estar.

Nas ocorrências no HPS João Lúcio Machado se destacaram acidente de moto e agressão. Um ferimento por arma de fogo na cabeça foi o atendimento mais grave.

No HPS 28 de agosto, de acordo com a Gerência de Urgência e Emergência, houve grande procura, porém sem maiores gravidades. A equipe continua preparada para os atendimentos ao longo desta quarta-feira (1º/01).

Já nos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), que possuem infraestrutura para o atendimento de urgências e emergências de baixa complexidade, a maioria dos atendimentos foi de pacientes característicos de atenção básica.

“Ontem tivemos grande fluxo de atendimento de pacientes verdes e azuis, bem característico de consultas eletivas de atenção básica, como, por exemplo, dores que persistem há um mês”, disse a gerente Neylane Macêdo.

Primeiro nascimento

A maternidade Ana Braga, que realiza 5.098 partos mensais, foi a unidade em que nasceu o primeiro bebê de 2020 em maternidades da rede estadual, em Manaus.


A paciente Roseane Lacerda deu entrada na Maternidade em trabalho de parto às 22h do dia 31/12 e deu à luz Nicollas Douglas, que nasceu às 0h49 do dia 1º/01, por meio de parto normal.

“É o segundo ano seguido que a maternidade Ana Braga tem o privilégio de ter o primeiro nascimento do ano”, ressaltou a diretora da unidade, Glauria Tapajoz.

A mãe e o bebê passam bem e devem receber alta na sexta-feira (03/01).

Fotos: Valdo Leão/Arquivo Susam e Divulgação/Susam

Nenhum comentário