Header Ads

Notícias de Última Hora

Colaboradores da Águas de Manaus participam de doação para aumentar estoques de sangue no Hemoam


Os colaboradores da concessionária Águas de Manaus participaram de uma ação de doação de sangue na sede da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), para auxiliar no estoque de sangue da instituição principalmente às vésperas do período do carnaval. A iniciativa aconteceu nesta quinta-feira (06) e contou com a participação de cerca de 30 funcionários de diversos setores no ato de solidariedade.

A concessionária disponibilizou transporte para os funcionários participarem da ação que ocorreu no período da manhã, a partir de 8h, e pela parte da tarde, a partir de 14h. O objetivo é contribuir para ajudar a evitar o estoque crítico do órgão. Rondinei Cardoso, 38, é colaborador do setor de Serviço de Água. Ele conta que mesmo antes da campanha na empresa, já é um doador de sangue.


“Eu sempre faço doação, até antes de ter a campanha da Águas de Manaus. Além disso, a própria equipe do Hemoam me procura para doar por conta do meu perfil de doador de sangue O positivo para ajudar no estoque que está baixo. É importante contribuir para outras pessoas que precisam, principalmente no período do mês de fevereiro, na época do Carnaval, quando geralmente ocorrem acidentes e o órgão precisa de sangue”, disse.

Outro doador assíduo do Hemoam é o Emanuel Lima, 27, do setor de Tratamento de Esgoto. Ele decidiu doar sangue para ajudar pessoas e incentivar outros colaboradores da empresa. “Eu vim para ajudar mesmo. O Hemoam sempre necessita, já doei várias vezes, eles sempre procuram meu tipo de sangue que é B positivo. Também incentivei outros colegas de trabalho que estavam com medo. Já é a quarta vez que faço a doação, é um ato simples e tranquilo. É muito bom a empresa sempre incentivar os funcionários a ajudarem o próximo”, destacou.


Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis, a ação é mais uma forma de demonstrar o bom relacionamento da empresa com a cidade. “Queremos aumentar o estoque de sangue de todos os tipos. Por isso, a ação da Águas de Manaus busca ajudar, durante o período de carnaval, onde normalmente há uma procura maior por estoque de sangue no Hemoam. Ajustamos o horário de trabalho dos colaboradores para conseguirmos a participação de um número satisfatório de pessoas. A empresa, além de se interessar pela causa, se preocupa com a cidade”, afirmou Medicis.

Você também pode doar  

Para doar, é necessário estar bem de saúde, ter acima de 50 kg, entre outras recomendações. A doação de sangue é um procedimento seguro e rápido. Não causa nenhum efeito colateral ao doador e não altera as suas condições de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), algumas normas devem ser atendidas para que a doação seja realizada. “A Águas de Manaus é uma empresa unida em prol da solidariedade. Queremos estimular os colaboradores para que eles doem sangue e ajudem a salvar vidas”, concluiu Medicis. 

Recomendações para doar:
• Ter idade entre 16 e 59 anos;
• Peso mínimo de pelo menos 50 Kgs;
• Ter dormido pelo menos seis horas consecutivas nas últimas 24 horas;
• Não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos um dia antes da doação;
• Apresentar documento de identidade original com foto emitido por um órgão oficial (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Previdência Social);
• Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
• Não ter fumado tabaco por no mínimo 2 horas antes da doação; e
• Não ter praticado exercícios físicos exagerados nas últimas 24 horas.

Nenhum comentário