Header Ads

Notícias de Última Hora

Frencoop reúne bancos e órgãos de fomento para apresentar ações para cooperativas em 2020

Em uma ação conjunta com a Organização das Cooperativas do Brasil – Secção Amazonas (OCB/AM), a Frente Parlamentar do Cooperativismo no Amazonas (Frencoop-AM) reuniu membros de cooperativas, representantes de bancos e de órgãos de fomento para apresentar as ações voltadas ao cooperativismo para 2020 em um café da manhã no salão Rio Amazonas, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) na manhã desta quarta-feira (12).

O presidente da Aleam, deputado estadual Josué Neto esteve presente no evento, destacando que a Assembleia há anos já possui ações voltadas para o cooperativismo e o empreendedorismo. “A nossa Casa dá esse apoio por uma obrigação mesmo e sempre estaremos apoiando essas atividades, independente de quem seja o presidente da Freencoop. Precisamos trabalhar junto com todas as secretarias e instituições aqui representadas para avançar cada vez mais no cooperativismo, no empreendedorismo e todas as atividades que colaboram para a melhoria de vida das pessoas”, afirmou.

Segundo Adjuto Afonso (PDT), presidente da Freencoop na Assembleia, a iniciativa é uma mostra daquilo que está planejado para o cooperativismo ao longo de 2020. “Este é um planejamento que queremos mostrar para a população interessada e envolvida com o cooperativismo o que nós pretendemos oferecer em 2020, falar das nossas ações e apresentar linhas de crédito para aqueles que ainda não se envolveram com o cooperativismo possam se interessar e tomar este rumo. Este é um ano em que a economia começa a dar sinais de crescimento e começamos a enxergar uma luz no fim do túnel e temos de estar preparados para esse crescimento e o cooperativismo é, sem dúvida nenhuma, um segmento importante para esse crescimento”, explicou.

Para o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil – Secção Amazonas (OCB/AM), Merched Chaar, o apoio político para o cooperativismo é fundamental. “Hoje temos um cooperativismo pujante, crescente, com as cooperativas se multiplicando nos sete ramos, desde a educação à agropecuária, porque estamos tendo apoio desta Casa, principalmente. Tivemos aqui a aprovação da Lei do Cooperativismo que faz parte hoje da Constituição do Estado e hoje nós temos a inclusão das cooperativas em todos os programas do Governo do Estado porque aqui na Assembleia houve o ‘grito’ por essa inclusão, portanto a nossa gratidão à Assembleia por isso”, destacou, acrescentando a implantação do crédito cooperativo em 32 municípios do estado para estimular o setor primário, por exemplo.

Entre as ações previstas para 2020, estão atividades voltadas para as mulheres cooperativistas, o incentivo da Criação da Frente Parlamentar de Cooperativismo nas Câmaras dos Municípios, Ações nos Bairros para prospecção de associações de bairros para criação de cooperativas e a realização de cursos direcionados ao cooperativismo.

Estiveram presentes também o deputado estadual Dermilson Chagas (Sem Partido), vice-presidente da Freencoop; Petrúcio Magalhães, secretário estadual de Produção Rural (Sepror); Marcos Vinícius de Castro, diretor presidente da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam); Tomás Sanches, diretor da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Eugênio Pacelli, gerente regional do Sistema Cooperativo do Brasil Unidade Amazonas (Sicoob Uniam), entre outros.


Fonte: Fernanda Barroso/Aleam
Foto: Rubilar Santos/Aleam

Nenhum comentário