Header Ads

Notícias de Última Hora

Bolsonaro manda Guedes criar zona franca no Pará, diz jornal O Globo


O governo Bolsonaro, que trabalha para desmontar o modelo de incentivos da ZFM, agora faz nova ameaça. Nesta terça, dia 3, o presidente mandou seu ministro da Economia, Paulo Guedes, estudar criação de zona franca em Marajó, no Pará.

De acordo com o jornal O Globo, Bolsonaro quer um pacote de medidas de isenções fiscais para essa zona franca. Segundo ele, o modelo de subsídio é o mesmo da Zona Franca de Manaus (ZFM), que age para acabar.

Conforme o jornal, a existência da ZFM divide opiniões. Há os que a defendem como integradora da região amazônica. Por outro lado, seus críticos afirmam as isenções fiscais oneram o orçamento público.

Guedes é o porta-voz de Bolsonaro contra a ZFM, que classifica como “antieconômica”.

Pelo que disse no Pará, Bolsonaro já tinha tratado da criação da zona franca com o governador Hélder Barbalho (MDB). De acordo com essa conversa, o governo federal quer atrair investimento privado ao vizinho da ZFM oferecendo suas vantagens fiscais.

“Eu havia conversado com ele [Barbalho], que ia tomar as providências junto ao nosso ministro da Economia para ver o que podemos fazer pra isentar no que for possível essa região. Algo parecido com uma zona franca”.

Nenhum comentário