Header Ads

Notícias de Última Hora

Wilson Lima entrega ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, documento em defesa da ZFM


Durante reunião na sede do Governo, senador garantiu defesa do modelo no Congresso Nacional


O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou, nesta quinta-feira (12/03), uma nota técnica feita pelo Comitê e Assuntos TributÔrios Estratégicos (Cate) do Governo do Estado, ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre. O documento reúne argumentos de defesa e proposta de garantias para manutenção a competitividade do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) na discussão da reforma tributÔria.

“Nossos tĆ©cnicos da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) fizeram uma apresentação do cenĆ”rio que a gente vislumbra diante de todas essas situaƧƵes que tĆŖm acontecido, de coronavĆ­rus, de queda do petróleo. Eu entreguei ao presidente do Senado uma proposta daquilo que a gente acredita que nĆ£o interfere no modelo Zona Franca de Manaus. Naturalmente que Ć© uma proposta passĆ­vel de ajustes, tanto pelo Senado quanto pela nossa bancada”, frisou Wilson Lima.

Na nota técnica, o Governo do Amazonas propõe, entre outros pontos, a definição de garantia de concessão de benefícios fiscais à ZFM e outros instrumentos necessÔrios à manutenção de vantagem competitiva do Polo Industrial de Manaus (PIM). Além disso, propõe a garantia ao Amazonas, até 2073, de recursos atualizados equivalentes à perda de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) decorrentes das mudanças da reforma que impactem a ZFM.

Medidas de defesa

Wilson Lima tambĆ©m destacou medidas que o Governo do Amazonas tem adotado em defesa do modelo ZFM. “No ano passado nós montamos um comitĆŖ para monitorar todas as decisƵes que sĆ£o tomadas em BrasĆ­lia, que possam afetar o modelo Zona Franca. Estamos montando uma estrutura em SĆ£o Paulo para fazer articulaƧƵes junto com empresĆ”rios e empresas que estĆ£o no Polo Industrial de Manaus. Da mesma forma que estamos montando uma estrutura em BrasĆ­lia, para dar suporte aos parlamentares, juntamente com tĆ©cnicos da Sefaz e com outros tĆ©cnicos, e tambĆ©m para empresĆ”rios e outras pessoas que queiram dar sugestƵes, contribuiƧƵes ou tirar alguma dĆŗvida em relação ao modelo Zona Franca de Manaus”, pontuou.

O governador avaliou positivamente a reunião com o presidente do Senado Federal, da qual também participaram os senadores Omar Aziz e Eduardo Braba, deputados estaduais e federais, empresÔrios e representantes de entidades de classe.

“A gente sai dessa reuniĆ£o entendendo que temos mais um parceiro, mais um soldado nessa batalha, o presidente Davi Alcolumbre, que jĆ” havia, em muitos momentos, manifestado seu compromisso com a Zona Franca de Manaus. Ele reafirma aqui, mais uma vez, esse compromisso para que a gente possa preservar esse nosso modelo”, ressaltou o governador.

Compromisso com a Zona Franca

Davi Alculumbre, natural do AmapÔ, enfatizou que conhece a realidade do Norte do país, ressaltou a importância da Zona Franca de Manaus para a região e para todo o Brasil. Ele reafirmou o compromisso em defender o modelo.

“A gente tem que defender sim esse modelo e, desde o primeiro momento, eu assumi o compromisso com os parlamentares do Amazonas, com os deputados federais, com os senadores. Em nome do parlamento brasileiro, como presidente do Senado e do Congresso Nacional, mais uma vez quero reafirmar meus compromissos com a Zona Franca de Manaus, com as Ć”reas de livre comĆ©rcio do Brasil e com o nosso paĆ­s. Sabemos o que estamos fazendo para o Brasil, o tamanho da nossa responsabilidade”, disse Alcolumbre.

O presidente do Senado afirmou que a ComissĆ£o Mista Especial de Acompanhamento vai ouvir o Governo para decidir o caminho a ser seguido. Ele ressaltou, ainda, a importĆ¢ncia da ZFM para a preservação da floresta amazĆ“nica. “Nós temos neste modelo a possibilidade de preservar a floresta, preservar nossas riquezas e, ao mesmo tempo, gerar emprego, melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento para uma regiĆ£o importante. Saio daqui mais convencido, como mais um soldado na defesa ao lado de vocĆŖs amazonenses”, enfatizou Davi Alcolumbre.


Fotos: Diego Peres e TƔcio Melo/Secom

Nenhum comentƔrio